12 junho 2023

Resumão do Diário da Noiva: Dicas e Ckecklist


Oi gente!

Quem me acompanha no canal do YouTube deve ter visto que por lá eu fiz uma playlist com vídeos do Diário da Noiva, onde filmei um pouco dos preparativos do meu casamento que aconteceu em Outubro de 2022.

 Aqui no Blog eu só fiz um post com a tag Diário da Noiva, com referência a um dos primeiros vídeos que fiz, que foi o das primeiras comprinhas para o casamento.

Minha intenção era que todo vídeo tivesse um post de complemento aqui no blog, mas eu mal conseguia postar os vídeos direito, quem acompanhou viu que eu demorei bastante para "engatar" e terminar com a saga de vídeos, não porque era chato, mas porque eu passei por várias questões emocionais que até pretendo falar um pouco.

Eu postei o último vídeo da playlist no dia 28 de Maio, lá no canal. Fiquei chateada por não ter conseguido ir postando aqui no blog, encontei alguns rascunhos de conteúdo que eram para ter sido postados mas não deu, então resolvi fazer um resumão aqui dos vídeos que postei, e colocar um conteúdo complementar de dicas e de checklist que podem auxiliar quem está no meio de uma organização de festas.

Então já vou avisando que esse post vai ficar longo, mas prometo ter um conteúdo útil!😁


Para vocês que não me acompanham, que caiu aqui no meu blog por alguma pesquisa... Eu fiquei noiva oficialmente em Maio de 2022, digo oficialmente porque já estava noiva há alguns meses antes, eu e meu noivo já tínhamos começado o planejamento do nosso casamento.


Ensaios Pré-Wedding

Eu iniciei a playlist falando um pouco do nosso ensaio fotográfico do pré wedding, o primeiro vídeo foi um "arrume-se comigo" que gravei no dia do ensaio, mostrando um pouco da make que fiz e o segundo falei um pouco sobre os vestidos que usei (da Shein) e acessórios que levei para o ensaio, vou deixar os links dos vídeos aqui:





Escolhemos fazer esse primeiro ensaio em Guararema/ SP, já tinha visto algumas fotos de ensaios por lá e nosso fotógrafo também indicou a cidade, confirmamos nossa escolha certa pois é um lugar lindo e exatamente como queríamos. Nunca tínhamos feito um ensaio fotográfico na vida, foi bem romântico, e amamos!



Minha primeira opção para o ensaio seria no Parque da Independência, onde se encontra o Museu do Ipiranga aqui em São Paulo, é um dos meus lugares favoritos, sou muito apaixonada! 

Mas na época que fomos fazer o primeiro ensaio ele ainda estava em reforma e a fachada do museu estava toda escondida. 

Chegando mais perto do nosso casamento a reforma (pelo menos na fachada) foi encerrada e foi aí que ganhamos um segundo ensaio pré wedding da minha mãe. Não cheguei a falar no canal sobre esse ensaio, eu gravei o arrume-se comigo na época mas como estava próximo do casamento, já estava tudo uma loucura! 

Vou deixar algumas fotinhas aqui para vocês, recomendo muito fazer ensaio nesse lugar, lembrando de ir bem cedinho porque principalmente nos finais de semana o parque é bem cheio. O fotógrafo que fizemos insistiu para fazermos o ensaio mais tarde, com isso enfrentamos um sol de rachar e muitas pessoas no fundo das fotos, pedi a edição das fotos removendo as pessoas depois. 








Eu amei esse segundo ensaio também, apesar de não ser um clima tão tranquilo como o primeiro (pois já estávamos mais estressados com os preparativos) foi muito lindo também!

Então faça o ensaio pré wedding o mais breve possível, porque conforme for chegando a data do casamento você começa a se estressar mais e não tem muito clima ou criatividade para isso.


Organização e Comprinhas

Nós escolhemos um sítio para fazer nossa cerimônia e festa, contratamos um pacote onde a decoração dos salões (cerimônia e festa) buffet, DJ, violino para a cerimônia e assessoria do dia já estavam inclusos. Apesar disso tem muitos outros detalhes que precisávamos correr atrás, eu já tinha decidido fazer tudo por conta própria pois assim teria certeza que tudo estaria como eu queria e não precisava me desgastar (mais do que me desgastei) com fornecedores contratados.

Para me organizar e saber de quais e quantas coisas exatamente eu precisaria, usei o Evernote para criar checklists, algumas coisas eu tirei da internet e outras eu fui acrescentando conforme a minha necessidade de ter no casamento, tive uma experiência muito boa com o Evernote, o mais legal foi poder compartilhar tudo com o Pedro, além dos checklist dos preparativos também usamos para as finanças da época (que não pararam um minuto) e aí os dois estavam cientes a todo o momento de tudo o que estava acontecendo.

Vou deixar aqui as minhas checkilists como inspiração e exemplo para vocês, tive que organizar melhor para ficar mais fácil de entender, estava com muitos subitens então resumi bastante informação, mas como eu disse não é uma regra, você vai acrescentando ou tirando algo conforme o seu planejamento.





Foram essas checklists que usei como base para comprar todos os itens para montar o que eu precisava, na playlist do canal tem 5 vídeos onde mostro comprinhas, a maior parte delas foi na Shopee e a segunda maior parte foi na 25 de Março.







Meu vestido de Noiva

Eu pensei muito na época sobre comprar meu vestido pelo Aliexpress, ou qualquer outro site da China como vi no Youtube várias meninas fazerem. Acontece que eu não sou uma pessoa magra, não encontro roupas que gosto com facilidade e com as medidas proporcionais ao meu corpo e por isso fiquei com medo de no final não conseguir ajustar o vestido direito, ou dele não não atender as minhas expectativas (que eram muito altas) pessoalmente.

Por isso preferi alugar meu vestido de noiva, tive um custo maior mas me senti um pouco mais segura com essa decisão. 

O modelo que eu queria desde o início era de manga longa, me apaixonei por um modelo que encontrei na quarta loja que fomos.

Tive alguns problemas no ajuste pois pedi uma mudança no decote do vestido, mas no final das contas, depois do perrengue deu tudo certo. Minha dica se você for alugar o vestido é SEJA CHATA!

Não seja boazinha que compreende tudo senão você vai se estressar, se quer um ajuste peça que seja feito o mais breve possível pois você quer vesti-lo com ajuste o mais breve possível e não um dia antes do seu casamento. Eu fui boazinha e acabei chorando na loja no dia de retirar meu vestido pois os ajustes estavam todos errados e precisei ficar esperando ele ser desfeito e costurado corretamente, perdi o dia praticamente e já estava uma correria. 



Por sorte ainda faltavam dias para o meu casamento e deu certo, mas já escutei várias histórias dessas lojas que alugam vestidos, fazem pouco caso e fazem a noiva passar por muitas situações mega estressantes, então exija o seu direito!

No canal postei um vídeo mostrando a minha "caça ao vestido de noiva", e no penúltimo vídeo da playlist eu conto um pouco sobre o perrengue com o vestido.




Mão Na Massa! 

Depois de fazer a maior parte das comprinhas que eu precisava, chegou a hora de começar a montar tudo, essa foi a parte que eu mais gostei de fazer e gravar!

Eu usei tudo o que eu comprei e muita criatividade para fazer tudo do jeito que eu imaginava há muito tempo e passar esse carinho para as pessoas que iam ver ou receber esses itens.

No canal eu postei sobre a montagem das caixinhas de convites dos padrinhos, que foi muito gostoso de montar cada detalhe e colocar o lilás para jogo já que seria a cor do vestido das madrinhas. Depois postei sobre os convites dos pajens que foi onde depois de muita pesquisa e ideias resolvi fazer em formato de malinha com caderninho de pintar, uma graça!

Falei também sobre o convite de casamento que cheguei a fazer o design e finalização, para a impressão e montagem precisei contratar uma empresa, não teve jeito, no vídeo eu explico um pouco melhor.

E por fim meu lindo buquê de casamento, a cesta da florista e os outros buquês (da daminha e o que eu joguei) que foram montados por mim e pela minha mãe, eu amei muito, para mim teve um significado muito especial!








Papelaria do Casamento

Quem assistiu os vídeos de "mão na massa" com a montagem dos itens que mencionei acima, viu um pouco de como fiz toda a papelaria do casamento, mas depois ainda fiz um vídeo explicando os demais itens que eu ainda não tinha mostrado.

Para fazer o design da papelaria completa do casamento eu usei o Canva é um site e app muito bom para essa função, todo o design ficou com o mesmo estilo!
Uma dica que eu dou é que você defina o estilo e design que quer no casamento o mais breve possível, principalmente se você for igual eu, que quer fazer por conta própria, porque para isso você precisa ter tempo e estar tranquila, isso só vai acontecer no início dos preparativos. 
Eu encontrei um modelo de convite lindo na internet mas o valor era muito fora do meu orçamento então entrei no Canva, comecei com um modelo pronto, peguei algumas inspirações e no final eu estava com o modelo exato do que eu queria!





Respondendo Perguntas 

No penúltimo vídeo da playlist eu e o Pedro respondemos algumas perguntas do pessoal que estava acompanhando as postagens. Nesse vídeo falamos um pouco sobre os perrengues que passamos e também sobre o que mais gostamos no casamento. É um vídeo bem comprido porque tinham muitas perguntas mesmo, nós fomos bem objetivos nas respostas.





Dicas Para Lidar Com Fornecedores
Falamos um pouco sobre alguns problemas que tivemos com fornecedores no vídeo de "respondendo perguntas".

Tivemos atrasos com os serviços do fotógrafo, problemas com assessoria e com a maquiadora/ penteadista, praticamente tudo o que contratamos. A impressão que se tem é que é tudo lindo e todo mundo te da atenção até você assinar o contrato, depois disso, você é só mais um que vai casar e vai precisar daquele serviço específico.

É muito difícil lidar com esses problemas de falta de profissionalismo principalmente quando está sob pressão organizando mil coisas como estávamos.

Como não tínhamos muita experiência caímos em algumas "ciladas", a minha dica para você que vai casar ou fazer uma festa e está à procura de fornecedores é primeiramente procurar uma indicação de amigos e familiares, desse jeito tem grandes chances de escolher um serviço bom pois já vai ter relatos comprovados disso. 

Segundo, se não conseguir nenhuma indicação, procure muito na internet, leia o máximo possível de comentários no Google e nas outras redes sociais, mas lembre-se de mesmo assim ter cuidado, alguns dos meus fornecedores tinham comentários maravilhosos, mas no final não foi bem assim.

E terceiro, não feche o contrato logo na primeira reunião, porque os contratos precisam ser lidos com muita atenção e você não vai ter como ler com calma e pensando bem com um vendedor te pressionando ou falando na sua orelha, então vá para casa e leia tudo atentamente, cada virgula e cada detalhe, se atente a prazos, e a multas que podem ocorrer para você e principalmente se o contrato multa também o fornecedor se ele não cumprir com suas obrigações. 
Quando você ler o contrato em casa várias dúvidas irão surgir e você consegue decidir melhor se realmente quer esse serviço e até consegue negociar melhor.

O fotógrafo que tive problemas por exemplo, no contrato dele não havia nenhum tipo de prazo para entrega das fotos do pré wedding, do casamento e o albúm, tudo foi falado e não registrado, ou seja, ele prometia uma data e ficava enrolando para a entrega e aí prometia outra data. 
Já a assessoria, uma das coisas prometidas na apresentação era de que eu teria uma assessoria no dia mas a mesma iria me auxiliar, indicando fornecedores e etc., também nada registrado em contrato, no fim, a assessora só indicou um ou dois serviços porque ela tinha uma certa parceria com eles, eu tive que correr atrás de possibilidades que eram muito mais fáceis dela ter me passado pois vive fazendo casamento no local.
Isso foram apenas dois exemplos de muitos problemas que aconteceram, na minha opinião eu poderia ter escapado deles se soubesse desses detalhes que mencionei acima. É  muito difícil você entrar em uma discussão com fornecedor quando as coisas não vão bem quando já existe um contrato assinado e aí você sente receio do fornecedor implicar com você por isso e aí sim estragar tudo no grande dia, então para você não aguentar coisa errada calada(o) LEIA O CONTRATO EM CASA ANTES DE ASSINAR!
Outra dica muito boa é que você mostre para o fornecedor o que realmente espera do serviço, busque fotos e vídeos como exemplo e para a assessora do evento, descreva tudo nos mínimos detalhes (entrada dos padrinhos, músicas, mesa do bolo e etc.) como você quer, as vezes só falando não conseguimos demonstrar exatamente como queremos então é muito bom levar exemplos e ter certeza de que estão cientes sobre as suas expectativas.


Um Pouco Do Nosso Casamento do Civil

A oficialização do casamento no civil é mais fácil de resolver mas precisa estar bem atento nas datas!
Nós marcamos a nossa para dois dias antes da cerimônia religiosa e festa para não ficar tudo no mesmo dia, não ia dar tempo mas também tem a opção do cerimonialista fazer a cerimônia com efeito civil, vale pesquisar os valores e como funciona dessa outra forma pois nós escolhemos separado.
Antes de tudo pedimos a emissão das nossas certidões de nascimento pois para dar entrada no casamento precisa de uma certidão atualizada (validade de 90 dias) fica mais barata a emissão se você for no mesmo cartório onde foi registrado.
Depois disso já podemos agendar a data do casamento, precisamos ir até o cartório mais próximo de um dos noivos e levar a certidão de nascimento emitida, nossos documentos, comprovantes de residência e 2 testemunhas (não precisam ser as mesmas que vão estar no dia do casamento). Você escolhe qual o regime de casamento vai querer (comunhão total ou parcial de bens) se algum dos noivos vai querer mudar o sobrenome e faz o pagamento.



Você só vai precisar ir no cartório de novo em torno de uma semana antes do casamento para entregar as fichas das testemunhas que estarão presentes no dia da oficialização e depois somente na data marcada para o casamento mesmo. 
Se atentem a prazos, horários e informações pois cada cartório segue a sua regra individual. 
No dia da oficialização do nosso casamento tinham vários fotógrafos de plantão que tiravam fotos ali na hora e entregavam um mini álbum no mesmo dia por um preço acessível. Nós ganhamos o nosso e temos essa lembrança bem especial desse dia, então procure saber se no cartório perto da sua casa também é assim pois da para econimizar ao invés de contratar um fotógrafo a parte e arcar com o deslocamento e etc. O fotógrafo que fez nossas fotos era muito engraçado e fez a gente fazer poses bem hilárias.😁


Dicas para o Dia de Noiva

Como eu disse acima, tive que pensar onde eu iria ter o meu dia de noiva pois o local do casamento era muito longe da minha casa, como não tivemos muito apoio da assessoria, eu e minha mãe tivemos a ideia de alugar um espaço perto do local do casamento para ficar mais fácil e rápido de chegar na hora prevista.
Aluguei um chalé bem legal para relaxar no dia, chegamos cedo para arrumar as coisas e aguardar a equipe da maquiadora e fotógrafos.
A dica que eu dou é que você tenha um plano B para as diversas situações que possam acontecer, faça uma "malinha de planos Bs", com tecido, cola quente, linha, agulha e etc.
Mas o principal, tenha alguém para ter a iniciativa desse plano B. Eu por exemplo, como já sou acostumada a me maquiar, levei minhas maquiagens para o meu dia de noiva para o caso de acontecer alguma coisa, no final aconteceu, a maquiadora atrasou muito para começar a me maquiar e eu fiquei tão nervosa que nem passou pela minha cabeça que eu poderia pegar minhas makes e ir adiantando a minha maquiagem, na hora a gente nem pensa direito, então tenha uma pessoa (que não vai participar da cerimônia) pronta para resolver problemas até mesmo antes que eles aconteçam e que esteja com você o tempo todo, pode ser uma pessoa conhecida ou uma assessora mas que trabalhe muito bem.





Aproveite e entregue seu celular para essa pessoa, não fique com seu celular, acredite, muitas pessoas vão mandar mensagens com mais problemas e você não vai querer se estressar com isso também, deixe que outra pessoa resolva, alguém com a cabeça fria e que não se desespere.


Resumão da Minha Experiência

Bom gente, minha intenção aqui nesse post não foi ser chata nem negativa, mas passar um pouco da realidade que vivi durante os preparativos do meu casamento, uma realidade que não vi muito na internet. Tentei passar o máximo de coisas tanto no canal como aqui no blog para vocês. No final as coisas deram certo e tivemos um dia muito especial ao lado da nossa família mas quis destacar aqui alguns problemas que podem ser solucionados se você já ter uma ideia de como tudo funciona. Lembrando que sempre vai ter uma coisinha ou outra que você não vai gostar, não vai ter como ser tudo perfeito!

Não cheguei a reclamar para nenhum dos fornecedores porque na minha opinião não muda em nada, o que está feito está feito e não adianta mais reclamar ou receber um simples "desculpas" que não conserta nada (eu sou meio grossa né?! kk).

Eu passei por momentos muito difíceis durante a organização do meu casamento, principalmente por ter perdido uma das pessoas mais importantes da minha vida, minha mente ficou muito abalada e foi difícil prosseguir e ter que lidar com mais esses problemas não estando muito bem. Mas tenho certeza que meu Vô ia querer que eu continuasse tudo e foi isso que eu fiz!

Eu tive e ainda estou tendo um emocional de altos e baixos, olhando agora até que eu aguentei bem tanta coisa, tanta gente a minha cabeça, mas acredito que com o tempo a adaptação com a nova casa e novos problemas que vão nos distraindo a gente vai vivendo de uma maneira mais leve um dia de cada vez.


Enfim, teve muita coisa boa também acontecendo e nem preciso falar o quão abençoada me senti de ver as pessoas que amo me ajudando e se importando em fazer do meu dia o melhor possível é muito bom ter a certeza de quem você realmente pode contar na vida, isso não tem preço!





Para vocês que estão organizando um casamento e ficam tristes com pessoas fazendo pouco caso ou não querendo que seu casamento aconteça (porque isso acontece mesmo) foque nas pessoas que você pode contar e que fazem de tudo para te ver feliz, tenho certeza que isso sobrepõe qualquer coisa negativa💓


Eu espero que vocês tenham gostado desse tipo de post por aqui também, porque seria impossível como blogueirinha não compartilhar essas coisas aqui com vocês.



Não esqueçam de me seguir no Instagram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Subir