25 maio 2023

Lugares para Visitar em Porto Seguro - BA


Oi gente!

Hoje vim contar um pouco da continuação da nossa viagem de lua de mel!

Como falei no post anterior, sobre a nossa viagem para Salvador, nós compramos as passagens por um preço muito bom, pois foi antes de ter esse aumento absurdo que estão nos dias de hoje, então para a volta optamos por passar mais 4 dias em Porto Seguro e depois finalmente voltar para São Paulo, e isso super compensou!


Eu já tinha visitado Porto Seguro á mais ou menos 11 anos, na época eu tinha em torno de 15 anos, e amei conhecer o lugar, queria muito que o Pedro conhecesse. Claro que a cidade mudou muito desde a última vez que fui, as vezes até parecia que eu estava indo pela primeira vez, muito bom porque sempre tem novidade!


Voo de Salvador para Porto Seguro

Esse voo foi o único que fomos com a companhia "Azul", foi o melhor voo que fizemos. O avião era menor, acho que por ser uma viagem de pouca duração, tinha TV para assistir alguns canais e séries, eu fui assistindo Friends e eles oferecem um lanchinho muito bom, com doces em formato de aviãozinho! Eu achei uma fofura!


Não poderia deixar de contar aqui, pois tivemos bastante conforto nesse voo, pena que foi rápido 😀


Lanchinho no voo com a Azul

Docinho em formato de avião😍


Hospedagem

Como hospedagem para esses 4 dias escolhemos o Hotel Porto das Âncoras, encontramos pelo Booking, fica na Rua da Canseira, na região de Taperapuã, e á dois quarteirões da praia. Tivemos um atendimento muito bom nesse hotel também, acabamos chegando antes do horário de checkin e já nos deixaram entrar mesmo assim. O café da manhã é incluso na estadia e é muito bom! 

O hotel é dividido em duas áreas, em uma delas tem churrasqueira para os hospedes usarem e as duas áreas tem piscina, tivemos acesso livre a qualquer uma delas.


A localização dele também é muito boa, apesar de ser uma região cheia de hoteis e pousadas, na mesma rua do hotel encontramos a "Pizzaria Tropical" e o "Restaurante Taberna do Bacalhau", não chegamos a visitar esses porque andando um pouquinho na Avenida Beira Mar, além de muitas barracas, do outro lado também encontramos vários comércios como o "Supermercado Frossard", farmácias, restaurantes, a "Sorveteria Coelhinho" (que vou falar mais a frente) e etc., isso tudo encontramos só com uma breve caminhada.



Um pouco do Hotel Porto das Âncoras, onde ficamos hospedados.


Boa Beach e Sorveterias

A estrutura das barracas beira mar são muito boas, na minha opnião seriam chamadas de restaurantes, chega até a ser maior que a maioria deles. Nós experimentamos uma comida boa na barraca "Boa Beach", que fica bem perto do hotel onde estávamos hospedados, ali além da variedade de comida e coquetéis, é um lugar muito Instagramável. 


Andando um pouco mais para frente da barraca "Boa Beach", encontramos a barraca "Colher de Pau", que é bem conhecida e tem outras unidades pela região, e alí perto de uma quadra de areia achamos uma barraquinha de sorvete chamada "Gato Preto Gelateria", ali experimentamos um sorvete incrível demais! É daqueles feitos em chapa fria, mas muito caprichado, nós amamos muito e os donos são bem atenciosos!


Já que estou falando de sorveteria vou falar um pouco sobre a "Sorveteria Coelhinho"

Nós achamos duas dela, uma na avenida Beira Mar e outra em "Arraial D'ajuda", ela nos chamou a atenção por ter na sua entrada um coelhinho pedalando uma bicicleta, achamos uma fofura! 

Pena que não achei fotos dele, só gravamos boomerang😁

Experimentamos a Banana Split e nos apaixonamos pelo sorvete de morango, uma delícia! Quando vimos o coelhinho em Arraial D'ajuda não deixamos de tomar o sorvete de novo.



"Entrada" da barraca para a praia.

A decoração da barraca é bem legal para fotografar.

Pedimos filé de frango com acompanhamentos, bem gostoso!

Sorvete da barraca Gato Preto Gelateria, muito bom!

Banana Split da Sorveteria do Coelhinho.



Coroa Vermelha

A Praia Coroa Vermelha é uma das principais e parada obrigatória de Porto Seguro, eu estava muito ansiosa para rever esse lugar pois tinha adorado visitar na viagem anterior. Alí foi celebrada a primeira missa católica e onde há o monumento de uma cruz firmada no local como símbolo desse momento histórico.


Logo que chegamos fomos para a feirinha enorme que tem ali, você encontra de tudo, lembrancinhas, roupas, enfeites, redes, chapéus e por ai vai. Andando pela feirinha encontramos também o Comércio Indígena, onde encontramos uma feirinha de artesanato indígena e também é possível alugar as roupas para tirar foto vestido como os índios, o lugar também é legal para fotografar e conhecer um pouco mais da cultura indígena. Vale tomar o cuidado de perguntar os valores antes de vestir as roupas, pois quase caimos em um golpe.


Além desses lugares, vale conhecer a praia, os corais, fotografar bastante (tem vários lugares que pedem para ir para o Instagram) e experimentar as comidas da região, é um passeio muito gostoso e tranquilo.



Coroa vermelha, monumento da cruz

Uma breve explicação sobre o monumento da cruz

A praia de Coroa vermelha tem vários lugares para fotografar, pena que nesse dia o tempo não estava muito favorável.


Memorial da Epopéia do Descobrimento

Outro lugar muito legal para visitar na região é o Memorial  da Epopéia do Descobrimento, ele também fica na Avenida Beira Mar, 800. A visita é guiada, conhecemos o jardim botânico onde é possível ver árvores nativas da região como por exemplo o Pau-Brasil, também podemos visitar réplicas de ocas com objetos indígenas, réplicas de objetos e documentos portugueses e inclusive é possível entrar dentro de uma réplica de embarcação portuguesa da época do descobrimento! 


A entrada ao Memorial é paga, gastamos R$30 por pessoa e o passeio inteiro não leva mais de 1hr, depois da explicação do guia você fica á vontade para voltar a todos os lugares anteriores e fotografar.



Entrada do Memorial da Epopéia do Descobrimento.

Réplica da embarcação portuguesa.

O lugar tem várias plantas nativas, inclusive o Pau-Brasil.


Cidade Histórica e Passarela do Descobrimento

A Cidade Histórica é o "ponto zero" da história do Brasil e de Porto Seguro, é uma parada obrigatória para quem for visitar a cidade, é praticamente um museu ao ar livre, fica localizado na rua Dr. Antônio Ricaldi.

O passeio é incrível, o lugar é cheio de contruções coloniais, entre elas o Museu Histórico de Porto de Seguro mas infelizmente não conseguimos entrar pois estava em reforma.

Também é possível visitar algumas igrejas como a Capela de São Benedito construida no século XVI ao lado vimos as ruínas do Colégio de Jesuítas e a Igreja Nossa Senhora da Pena que foi construída em 1773.

O Marco do Descobrimento, que foi trazido de Portugal na época do descobrimento também está na região da Cidade Histórica, na Praça Pero Campos de Tourinho.

Um pouco mais á frente, conhecemos o Farol de Porto Seguro, ao redor é possível descansar um pouco, o lugar é todo gramado com alguns balanços para crianças e um muro de fitinhas ao redor.

Toda a rota do descobrimento conta com uma vista maravilhosa do mar, também tem vários comércios com artesanato e comidas típicas da região, visitamos também a Galeria Estrela Dalva que tem muitas lojinhas com lembrancinhas e lanchonetes com uma vista linda e lugares para fotografar.

No final, perto do Farol encontramos duas lojas onde vendiam  muitos doces, levamos vários, uma delícia!


Descobrimos pelo Google o Fortim de Santa Cruz que fica ali perto do centro histórico, não sei ao certo a história do local, não tinha nenhum tipo de informação e pesquisando também não achei muita coisa, chegamos nele e encontramos alguns canhões jogados no chão em um mini mirante, foi triste ver um local tão antigo não estar sendo cuidado, não recomendo ir pois o lugar está bem feio, com lixo e pixado, pode ser até perigoso por ser um local pequeno e com bastante escada.


Para quem gosta de shopping (como eu) descendo as escadas do centro histórico, bem pertinho, tem o Porto Plaza Shopping, um shopping pequeno mas com alguns restaurantes bons.

Passamos rapidinho pela Passarela do descobrimento, é outro lugar com diversos restaurantes e lojinhas, é muito gostoso passear por lá, à tarde é mais vazio mas a vista é muito bonita, já de noite o lugar fica cheio e com muita música ao vivo!



Capela de São Benedito.

Capela de São Benedito lateral onde se encontra as ruínas do Colégio de Jesuítas.

Um pouco mais das ruínas do Colégio de Jesuítas, cercado por fitinhas.

Várias casinhas coloridas na região.

Vista maravilhosa do lugar!

Marco do Descobrimento.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena e Museu de Porto Seguro.

Mayararinha amando as construções antigas😄

Farol de Porto Seguro.

Lojinhas de doces perto do Farol.



Trancoso

Como ficamos poucos dias em Porto Seguro, resolvemos fazer dois passeios no ultimo dia, Trancoso e Arraial D'Ajuda, me arrisquei novamente em comprar um passeio, dessa vez escolhemos a "Porto Navio Turismo".

Foram nos buscar pela manhã no hotel para visitarmos Trancoso, durante a viagem de ida paramos em um comércio de comidas típicas da região com doces, cachaça e etc. Durante todo o caminho a guia foi explicando um pouco da história da cidade.

Visitamos a Praia dos Coqueiros e conseguimos fazer o passeio de lancha em outras praias da região, inclusive onde foi gravado o reality "De férias com o ex". Foi um passeio que valeu muito a pena, pagamos R$ 100 para os dois e ele dura em torno de 1hr.

Ali na Praia dos Coqueiros tem uma famosa casinha de pescador onde até a dona Beyoncé já tirou fotinhas, claro que aproveitamos para visitar e fotografar.

A praia é bem gostosa, como a maioria das praias que visitamos, água quentinha e cristalina. O engraçado é ficar vendo os caranguejos correndo, lá tem muitos! 

Uma pena ver os grandes Resorts fechando o acesso para Trancoso, acredito que futuramente será mais difícil a visita ás praias da região.


Escolhemos almoçar na "Barraca do Jonas", os atendentes foram bem simpáticos com a gente, reservaram a nossa mesa enquanto estávamos no passeio de lancha e quando voltamos já serviram o almoço que tínhamos encomendado antes de sair e depois podemos usar a ducha da barraca. O preço das barracas não é muito barato por lá, mas é bom prestar atenção na hora de escolher o lugar para refeições, o guia turístico sugere um lugar (o qual ele já tem uma parceria) dizendo que é o mais barato da região, e nem sempre isso é verdade, vale dar uma pesquisada antes de escolher.

Tomamos um Açaí na barraca "Açaí da Rita", ela é bem simpática e o Açaí vale a pena!


Ao final do passeio, o ônibus nos levou para o Quadrado de Trancoso, um lugar lindo da região, lá é possivel visitar a Igreja de São João Batista e muitas casinhas coloridas, algumas com restaurantes. Mais à frente uma vista linda do mar, é um lugar muito bom para ir com mais tempo para sentar e relaxar um pouco, o local é todo gramado e tem árvores.

Retornando do passeio visitamos a Fábrica de Chocolate DiPorto, onde tem degustação e venda de chocolates fabricados na região, o que mais me chamou a atenção foram os lagos com patos e peixinhos para alimentar, uma graça!



Casinha de pescador na Praia dos Coqueiros.

Nosso almoço na Barraca do Jonas na Praia dos Coqueiros.

O Açaí na barraca da Rita também é muito bom!

Um pouquinho mais de Trancoso, uma casinha da região do Quadrado.

Fábrica de chocolate DiPorto


Arraial D'ajuda 

No mesmo dia do passeio de Trancoso, depois de voltar para o hotel corremos para nos arrumar para visitar Arraial D'Ajuda, eu já sabia que o centrinho do lugar é muito mais legal de noite e eu não podia vim embora sem que o Pedro conhecesse o lugar.


O problema que tivemos dessa vez foi a agência de passeios ter esquecido da gente, ficamos esperando e nada, mas sorte que o dono da agência deu um jeito, falou para atravessarmos a balsa de Porto Seguro para Arraial D'Ajuda e ele nos buscava do outro lado, e como houve esse problema e já tínhamos perdido tempo, o passeio seria de graça. 

Nós aceitamos e conseguimos chegar a tempo de aproveitar um pouco o lugar antes de ir embora. Quem nos buscou foi o Enoir, foi bem simpático com a gente e se desculpou pelo ocorrido.

Apesar desse probleminha que tivemos eu já salvei o número dele para possíveis passeios quando eu voltar para Porto, o importante para mim foi ele ter solucionado o problema e não deixar pra lá como a outra agência fez com a gente.


Nosso passeio pelo Centro Histórico foi bem tranquilo, visitamos a Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda (que estava fechada por conta do horário) o lugar é cheio de pousadas, lojinhas de artesanato, cafés e  restaurantes com música ao vivo. A Rua Mucugê é a mais famosa e que se destaca na região.

O lugar tem muuuita variedade gastronômica, ficamos muito indecisos, no final escolhemos o "Grand Baguet" que fica na rua Mucugê, 333. gostamos muito das baguetes, muito bem recheadas!

Como falei anteriormente também encontramos a "Sorveteria do Coelhinho" de novo e não deixamos de tomar um sorvetinho por lá.

Apesar do centrinho ser muito bom à noite, não deixem de ir para Arraial durante o dia também, vale muito a pena! 

Infelizmente não tivemos tempo de ir de dia, quem sabe na próxima.

Terminamos o passeio curtindo as músicas tocadas nos restaurantes da região, já estávamos com muito sono (como esperado) e voltamos do passeio cochilando.



Nosso Grand Baguet em Arraial 'Dajuda.

 Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda.


E assim finalizamos nosso passeio para Porto Seguro, novamente, tirando esses dois ultimos passeios, não alugamos carro, usamos o uber, e também não contratamos guias, vários lugares já estão com plaquinhas sinalizando uma breve história mas acredito que contratando os guias é possível ter mais acesso as informações do local.


Queria ter tirado fotos de mais coisas para mostrar aqui nesse post mas eu não viajei nessa intenção, estava curtindo a viagem.

Mesmo assim espero que vocês tenham gostado e que quem não conheceu Porto Seguro conheça o mais breve possível! 

Eu já estou morrendo de vontade de voltar, só de escrever esse post a saudade bateu forte!


Até a próxima!

Não esquece de me visitar no Instagram!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Subir