17 maio 2023

Lugares Para Visitar em Salvador - BA



Oi gente!

Hoje eu trouxe um post falando um pouco sobre a viagem que fiz para Salvador, no finalzinho de Outubro para início de Novembro de 2022.

Eu estou rascunhando esse post há muito tempo! Chegou a hora de finalmente postar aqui!

Eu e o Pedro escolhemos passar a Lua de mel nessa cidade maravilhosa, que não conhecíamos ainda, ficamos 10 dias em Salvador. Começamos a nos organizar e comprar as passagens por volta de Março de 2022, e ainda bem, porque depois disso os preços das passagens triplicaram, conseguimos economizar bastante nessa parte.

Bom, agora vamos para os lugares lindos e que foram incríveis de conhecer por Salvador, já aviso que esse post vai ser grande e vai ter chuva de fotos!😆


Ondina Apart Hotel

Escolhemos o Ondina Apart Hotel para nos hospedar, ele fica muito bem localizado na avenida Oceânica à beira mar (tínhamos acesso á praia pelo hotel) ou seja, tivemos uma vista linda do nosso apartamento e ainda escutávamos o barulho do mar o tempo todo! Uma lindeza! Pretendo ainda voltar para esse lugar pois foi muito bom!

Encontramos esse Apart Hotel no booking e minha família já tinha alugado esse apartamento, então nós já fomos com confiança e certeza de que seria bom!

A praia em que o hotel fica localizado é a "Praia de Bombay", uma praia muito bonita, na região do hotel tem várias pedras que formam algumas piscinas naturais quando a maré está baixa, observei que várias praias dessa região de Salvador tem essa característica, que é bem legal principalmente para crianças.

O hotel tem alguns comércios, na área da piscina tem uma lanchonete (não me recordo o nome) experimentamos o café da manhã de lá e é muito bom! 

Já no térreo tem muitos outros como por exemplo o restaurante "Healthy por Victoria Cintra", que é bem conhecido por lá, é um restaurante totalmente saudável, pratos sem lactose, açucar ou qualquer outra coisa que seja duvidosa para a saúde. 

E também fica perto da avenida Milton Santos, onde encontramos vários mercados (fomos bastante no "Rede Mix") farmácias, Kyrios Açaí, Pizza Hut, Lavanderia 60 minutos e etc., então ficamos muito bem localizados na região.

Há e como não falar também da Praça das gordinhas que fica também na Milton Santos, tem esculturas bem lindinhas!



Vista da área da piscina para o "Ondina Apart Hotel"


Vista da piscina para o mar 😍


Vista da janela do apartamento 😍


Monumentos "as meninas do Brasil" na praça das gordinhas na Avenida Milton Santos


Pelourinho, elevador Lacerda e Mercado Modelo

A primeira coisa que aconteceu quando chegamos no Pelourinho e descemos do carro do Uber foi uma pessoa nos oferecer uma fitinha de braço "de graça", isso acontece muito em todos os pontos turísticos da cidade, mas já estávamos ciente desse golpe e sempre recusamos pois dizem que depois que amarram no seu braço querem cobrar valores absurdos, então não caiam nessa!

Tirando essa parte que precisávamos ter atenção, nosso passeio pelo Pelourinho foi muito bom, conhecemos várias igrejas por lá, são cobrados R$ 5 para entrar e tirar fotos e são lindas demais! A arquitetura é de impressionar!


Uma dica é ir no Pelourinho à tarde, a primeira vez que fomos pela manhã não tinham muitas pessoas, já na segunda vez que fomos à tarde, conseguimos experimentar várias comidas de rua, como pastéis, suco de coco com limão (que é uma delicia e refresca muito no calor!) tinham vários vendedores ambulantes e lojas abertas vendendo muitos tipos de lembrancinhas. 


Em uma das vezes que fomos, almoçamos no "Boteco do pelourinho" apesar dos restaurantes serem um pouco mais caros na região, nesse conseguimos um preço acessível, e a comida estava muuuito surreal de deliciosa!


Visitamos também a Casa do Carnaval onde é possível ver um pouco sobre a história do Carnaval no Brasil, lá tem um terraço lindo que vale muito a pena conhecer, e é de graça!

Andando um pouco mais pela região encontramos o Elevador Lacerda, que da acesso para a "cidade baixa" onde se encontra o Mercado Modelo.

O elevador custa centavos, então lembre de levar algumas moedinhas e no Mercado Modelo tem muitas lembrancinhas e comidas típicas da região, muito legal!



Mayarinha se aventurando no Pelourinho😁


Uma das muitas igrejas que visitamos na região do Pelourinho


Foto de dentro da Casa do Carnaval, no final podemos usar acessórios para fotografar


Suco de coco com limão vendido na região, uma delícia! Bem refrescante!


Evento no Pelourinho, tivemos a sorte de estar no dia!


Almoço no "Boteco do Pelourinho"


Vista para a cidade baixa 😍😍


Elevador Lacerda


Elevador Lacerda, vista da "cidade baixa"


Museu Náutico da Bahia, Farol da Barra e Morro do Cristo

O  Museu Náutico da Bahiafoi construido no Forte de Santo Antônio da Barra, também é um lugar muito legal para conhecer ainda mais sobre a história da cidade. Não me lembro ao certo quanto pagamos para entrar mas vale muito a pena, além de conhecer mais sobre as embarcações, podíamos subir no Farol da Barra onde tivemos uma vista maravilhosa do mar. Vale cuidado ao subir por conta das escadas.


Ali de frente ao museu encontramos a Mara do "Acarajé da Mara", que é bem simpática, ela vende acarajé e outras comidas típicas. Experimentamos o acarajé, bolinho de estudante e cocada de maracujá, tudo uma delícia!


Andando um pouquinho mais, conseguimos encontrar o Morro do Cristo, parece até um parque beira mar, todo gramado, tem uma escultura do cristo e é um lugar gostoso para sentar e relaxar assistindo um pôr do sol incrível!

Há, a subida ao Morro do Cristo é bem tranquila, eu amei muito esse lugar!



Museu Náutico da Bahia


A vista do museu para o mar já é linda! 😍


Vista do Farol😍


Acarajé da Mara


Bolinho de estudande, eu amei! Não sei ao certo como é preparado mas tem tapioca.


Cocada de Maracujá, muito gostosa!!!


Pôr do sol lindo, vista do Morro do Cristo


Basílica do Senhor do Bonfim

Não podíamos deixar de visitar a Igreja Senhor do Bonfim, é muito famosa por ter as muitas fitinhas amarradas na entrada. A Basílica começou a ser construída entre 1745 e 1746 e é uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade. Ela fica localizada no Largo do Bonfim, e tem uma pracinha em sua frente com um chafariz. A arquitetura é mais simples do que as igrejas que vimos no Pelourinho, mas tem muitos detalhes lindos! Vale muito a pena visitar, a entrada é gratuita.


Infelizmente no dia que visitamos não andamos muito pela região, começou a garoar um pouco e voltamos para o hotel, ficamos sabendo pelo Uber que tinha outro lugar legal para visitar na região, mas não conseguimos voltar depois.



Basílica do Senhor do Bonfim


A entrada da igreja é cheia de fitinhas, no passado elas eram usadas como medida 


Morro de São Paulo

Antes de ir para Salvador eu já planejava conhecer Morro de São Paulo que fica em Cairu, e esse era o único passeio que eu realmente precisava comprar por uma agência de turismo, e o único que não deu certo de maneira nenhuma 😂

Eu não vou estender a treta que foi aqui no blog, mas tem uma reclamação minha enorme lá no google sobre a agência Cassi Turismo de Salvador e como foi ruim contratar eles.

De uma forma resumida, é muito longe para fazer um day use (saindo de Salvador) não faça isso! Mesmo que ofereçam mostrando que é lindo e maravilhoso, ficamos em média 4 horas para chegar ao lugar, por barco e ônibus.


Se for para Morro de São Paulo vá para passar no mínimo 2 dias, tenha 99,9% da sua convicção de que não vai chover no dia, olhe bem a previsão, nós demos o azar de ter esses dois problemas e uma agência que contribuiu para arrumarmos ainda mais problemas.


Ainda vou voltar para Morro de São Paulo, conhecer o lugar e sua história de verdade e ter uma experiência ótima! Tenho certeza!

Até porque lá tem um centro de comércios muito bom, muitas pousadas e muitas praias lindas para conhecer!

Adoramos a Sorveteria Ribeira, os sorvetes são enoormes e muito gostosos! Tem muita variedade gastronômica também!

Conseguimos descansar uma horinha na praia, comer algumas iscas de frango com suco de laranja e logo voltamos para a viagem de 4 hrs ou mais, de novo, não compensou nada! 😢



Na última viagem com passeio de lancha, a vista é muito bonita, acredito que ainda melhor em dias ensolarados.


Praia linda! O dia que não estava favorecendo 😂






Encontramos o "Buba Churros" por lá, o Felipe que vende os churros é bem simpático!


Tapioca do restaurante "Café das Artes", não curti muito a tapioca mas a estética do restaurante é um charme! E tem muitos outros pratos interessantes.


Sorvetão da Sorveteria Ribeira, é uma sorveteria bem conhecida na região, está lá desde 1931, o sorvete é diferenciado e uma delícia!



Salvador Shopping

Depois de um estresse decidimos passear no Salvador Shopping, também pegamos a dica com um Uber, segundo ele seria um dos maiores shoppings do país, e realmente é, o Salvador Shopping fica em terceiro lugar dos maiores do Brasil.

É claro que amamos né, muitos falam que shopping é tudo igual, mas é super válido conhecer, gostei bastante, tem uma quantidade muito grande de variedades de lojas e gastronomia.

Nós ficamos no básico mesmo, jantamos e no fim passamos no Rei do Matte.



Rio Vermelho

Se tem um lugar que me arrependo de ter deixado para visitar no final, esse lugar é Rio Vermelho!

O bairro Rio Vermelho fica bem próximo ao hotel que ficamos, e se soubéssemos o quanto é legal ficar lá teríamos ido todas as noites!

O lugar começa a encher à tarde, tem vários restaurantes e bares beira mar com música ao vivo, também fica perto do Largo de Santana onde tem os famosos Acarajés da Dinha e da Cira. Eu consegui experimentar o Acarajé e bolinho de estudante na barraca da Cira, e gente, é muuito diferenciado e gostoso! Que saudadee!

Vale muito a pena visitar esse bairro e andar bastante pela feirinha pois tem barracas com comida e artesanato.

Nós ficamos no restaurante Maria da Villa, estava tendo música boa de uma cantora beem simpática e animada, amei!



Um pouco da praia na região dos restaurantes em Rio Vermelho


Experimentamos o acarajé da Cira, uma perfeição!


De uma forma resumida, esses foram os lugares que visitamos nos dias que passamos em Salvador, eu amei estar nessa cidade e poder conhecer um pouco mais dela, só de escrever aqui já bateu muita saudade, queria poder ter ficado mais dias porque tenho certeza que ainda faltou conhecer muita coisa, mas com certeza ainda vamos voltar!

Nós montamos um roteirinho para irmos visitando ao longo dos dias, não alugamos carro porque de acordo com nossas contas compensava muito mais visitar os lugares usando o Uber. E até foi bom pois muitos nos deram dicas durante as viagens, alguns até contavam um pouco mais da história de cada lugar, uma simpatia!

Espero que vocês tenham gostado desse post e que ele tenha despertado a vontade de conhecer Salvador em quem ainda não conheceu, porque vale muito a pena e você vai se apaixonar como nós.
Aqui não me aprofundei muito em detalhes nem na história, até as fotos não foram tiradas na intenção de serem postadas aqui porque eu realmente tirei esse tempo como férias, mas espero que tenham curtido saber um pouquinho da minha viagem.

Há e não parou por aqui, no próximo post vou falar um pouco do nosso destino seguinte, antes de voltar para São Paulo, me aguardem...


Até a próxima!


Não esquece de me seguir no Instagram!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Subir