29 julho 2019

Um dia em São Thomé das Letras 27/06/19

Olá minha gente!
Hoje vim fazer um post que amo muito fazer, sobre viagem!
Ano passado tive a experiência maravilhosa de conhecer Campos de Jordão (não cheguei a falar aqui no blog, não postava muito ainda) eu decidi ir muito em cima da hora e não conseguia nenhuma vaga para ir passar o dia lá, foi aí que conheci a Agência Maricleo e consegui conhecer aquela cidade linda!
A Agência já fez muitas viagens depois dessa, e agora dia 27 de Julho teve o passeio para São Thomé Das Letras, eu fui conhecer e hoje vim falar como foi meu dia conhecendo essa cidade!

Bom, para começar São Thomé das letras é um município que fica em Minas Gerais, fica a mais ou menos 6 horas de São Paulo, saímos da Barra Funda as 01:15 hrs do dia 27 e chegamos na cidade por volta das 7:00 hrs da manhã, detalhe e questionamento da Mayara, eu nunca consigo dormir em viagens, seja no ônibus, no carro ou no avião, eu vejo todo mundo tirando seu cochilo e carregando as energias para o passeio e eu bem acordada e ansiosa :(
Voltando a viagem, chegamos e tomamos um bom café na Padaria Nascer Do Sol que fica de frente a Rodoviária da cidade, a Padaria como a maioria dos estabelecimentos da cidade são simples e o pessoal é bem receptivo.
Depois do café se iniciou o tour, de cara já deu para perceber que a característica principal da cidade são as pedras, o guia turístico disse que as mineradoras foram desativadas e por isso agora muitos terrenos com pedras brancas que de longe parece até neve....Fomos orientados que os ônibus de viagem não podem passear pela cidade então pegamos nossas mochilas e fomos para o ônibus turístico e a primeira parada foi o Vale Das Borboletas.

Vista do alto na entrada da cidade

Vale Das Borboletas

Em vários lugares você encontra pedras colocadas em diversos lugares

Close nessa água - Vale Das Borboletas

Cavalo fofinho veio beber Água

Na entrada do vale tem uns 2 restaurantes, e barraquinhas de artesanato,o  acesso ao Vale é por pedras, e um pouco complicado descer, tem que tomar bastante cuidado mas caminho não é muito longo e a cachoeira do Vale é pequena, conforme as pessoas vão chegando ela enche rápido e demorou um pouco para conseguir fotos, tivemos um tempinho para visitar o poço do Gnomo, que é outra cachoeira que vem abaixo do vale das borboletas, e também ir seguindo o riacho subindo, onde te uma parte de uma fazenda e foi aí que conheci esse cavalo fofinho, que veio beber água perto de mim♥.

Vista ao lado do Vale Das Borboletas

Seguimos nosso passeio para a Ladeira Do Amendoim, que a principio me pareceu comum, mas depois me assustou! Nessa ladeira acontece umas coisas estranhas, os carros que são desligados em um certo ponto da Ladeira começam a andar para trás sozinhos, descemos do ônibus depois de o motorista nos provar que era verdade, depois fizemos o experimento com nosso corpo, andamos normal até o ponto indicado e depois andamos de costa, cada um teve uma experiência, no meu caso eu senti como se tivesse um ímã me puxando para trás quando andei de costas.

Almoçamos no Restaurante Bar Cachoeira, um Self Service da tradicional comida mineira no fogão a lenha bem saborosa por R$25,00 reais por pessoa, o restaurante tem diversas mesas e redes para descansar depois do almoço com uma música para o ambiente (no caso era legião urbana ♥). Seguimos para continuar a visita das cachoeiras, a Cachoeira do Flavio, Cachoeira Véu De Noiva e a Cachoeira Paraíso, a minha favorita foi a Véu de Noiva, já tinha visto fotos dela antes e já achava linda, o acesso por ela tem até um corrimão de bambu para ajudar na subida e descida, das que eu visitei também foi a que eu percebi ser mais funda, digo percebi pois não entrei na água em nenhuma delas, eu cheguei a molhar mais os pés na Cachoeira Do Flavio e a água estava doendo de tão gelada. A Cachoeira Paraíso é do lado da Véu de Noiva, mas nessa hora eu estava muito cansada de subir e descer então acabei não indo.

Cachoeira Véu de Noiva

E no final da tarde o ônibus nos deixou no centro da cidade para fazer o tour a pé mesmo, começamos pela Gruta de São Thomé, ao lado da Igreja Matriz, o caminho é rápido e conta um pouco da história do aparecimento de São Thomé dentro da Gruta também é possível ver algumas letras nas paredes da Grutaoque deu o nome São Thome Das Letras.
Também subimos a escada atrás da Gruta onde tem o terraço com vista de um lado para o Cruzeiro, a pirâmide e do outro lado um lindo pôr do Sol. No caminho de volta para Rodoviária encontrei a famosa Igreja de Pedra que foi construída no Século XVIII.

Igreja São Thomé (1785)

Igreja de Pedra
Voltando para Rodoviária

Minha Opinião: Minha bisavó morava em uma cidade de Minas Gerais bem estilo essa, várias vezes do dia eu lembrei de momentos da minha infância de quando íamos visitá-la, foi um dia muito especial para mim, São Thomé das Letras tem seu charme e individualidade, lugares lindos e um povo muito receptivo, vale a pena conhecer!